O Curso
  • Comunicação e Marketing Pessoal

    Comunicação organizacional. Elementos da comunicação, barreiras e dificuldades na comunicação pessoal e organizacional. Ferramentas organizacionais para comunicação. Comunicação assertiva. Participação em reuniões e eventos corporativos. Elaboração de projetos e relatórios. Marketing pessoal: criação da marca própria. Postura e aparência. O falar em público. Network: desenvolvimento e manutenção.

  • Criatividade e Inovação em Gestão de Pessoas

    Importância da criatividade, mudança e inovação nas organizações. Elementos da criatividade. Características da personalidade criativa A Influência ambiental e cultural no processo da Criatividade e Inovação. Técnicas para desenvolvimento de soluções criativas. A Criatividade e Inovação na gestão de pessoas.

  • Estratégias de Mentoring e Consultoria Interna

    Diferença entre coaching, mentoring e consultoria. Definição e origens do mentoring. Benefícios do mentoring interno; Estratégias para desenvolvimento de mentoring interno. Aspectos da atividade de consultoria interna em gestão de pessoas: vantagens e limitações. Principais áreas de atuação.

  • Felicidade, Bem Estar e Qualidade de Vida

    Qualidade de vida nas organizações: contexto, objetivos e funções. Elementos da Qualidade de Vida no trabalho. Ambientes da QVT. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Indicadores e resultados da QVT. Motivação e comprometimento a partir das ações de QVT. Relação da qualidade pessoal e qualidade de vida no trabalho. Agentes e causas inibidoras da Qualidade pessoal e de vida. Controle de stress. Felicidade e bem estar pessoal e profissional.

  • Ferramentas Estratégicas para Atração de Talentos

    Contextualização do processo de contratação. A importância do Recrutamento de Pessoal: elaboração de anúncios, custos do processo. Seleção de Pessoas e Seleção por competências. Técnicas para seleção por competências: entrevista comportamental, jogos comportamentais.

  • Formação e Desenvolvimento de Equipes

    Definição e características de grupos, equipes e times. Benefícios e obstáculos do trabalho em equipe. Etapas da formação das equipes. Desenvolvimento e treinamento das equipes. A estrutura e os objetivos do órgão de T&D. Fontes e métodos de identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento. Tipos de treinamento. Técnicas de treinamento.

  • Gestão da Cultura Organizacional Competitiva

    Cultura organizacional: definição, elementos, características. Impacto na percepção e comportamento humano. Estratégias para criação, manutenção e mudança de cultura organizacional. Desenvolvimento de cultura como fonte de competitividade organizacional.

  • Gestão de Carreira e Identidade Pessoal

    Alinhamento entre vida pessoal e profissional. Realização e identidade com o trabalho. Desenvolvimento do projeto de carreira. Identificação de valores pessoais, perfil comportamental, metas e objetivos. Geração de autoconhecimento. Plano de ações.

  • Gestão de Conflitos e Relacionamentos Interpessoais

    Gestão dos relacionamentos interpessoais. Perfis e diferenças pessoais. Diversidade cultural no ambiente de trabalho. Convivência com a diversidade das gerações: BB, X, Y, Z. Inteligência emocional. Os conflitos no trabalho em equipe. Origem dos conflitos organizacionais. Conflito positivo e conflito destrutivo. Técnicas para intermediação de conflitos.

  • Gestão Estratégica de Pessoas

    O papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Evolução dos Subsistemas de RH nas empresas. Gestão operacional e estratégica de pessoas. Identidade organizacional: missão; visão de futuro; valores e objetivos. RH e o planejamento estratégico. Análise estratégica: ambiente interno e ambiente externo; Pontos fracos x Pontos fortes; Ameaças x Oportunidades. Instrumentos do planejamento de recursos humanos; Formulação de políticas e diretrizes da Gestão de Pessoas. Elaboração de um modelo de planejamento estratégico em recursos humanos

  • Gestão por Competências

    Modelo de gestão por competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Avaliação e desenvolvimento de competências. Processos de gestão de pessoas por competências.

  • Indicadores de Desempenho para Gestão de Pessoas

    Análise de cenários. Técnicas criativas para a contribuição de uma organização mais estratégica. Desenvolvimento, implementação e análise de indicadores de desempenho. Elaboração de projetos, estudo dos processos e indicadores de desempenho.

  • Metodologia da Pesquisa

    Pesquisa científica e os métodos e técnicas de pesquisa. Normas ABNT. Técnicas para elaboração e analise de relatórios. Apresentação de dados, relatórios e reuniões organizacionais.

  • Modelos de Liderança Estratégica

    Princípios básicos da liderança: conceituação, papéis, evolução da função liderança. Liderança estratégica. Competências da liderança estratégica. Teorias de liderança, estilos de liderança. Ferramentas para liderança estratégica.

  • Negociação e Tomada de Decisão

    O processo de negociação e a mediação no ambiente organizacional. Variáveis intervenientes no processo. Aspectos éticos, morais e emocionais envolvidos. Táticas de negociação. Técnicas, etapas e fatores da tomada de decisões.

  • Práticas de Gestão do Conhecimento

    Características da Sociedade do Conhecimento. A gestão do conhecimento na melhoria do desempenho organizacional. Estratégias para a criação e compartilhamento do conhecimento. Vantagem competitiva através da contribuição humana em termos de conhecimento. Estratégias para gestão do conhecimento na empresa.

  • Princípios e Ferramentas de Coaching Executivo

    Modalidades de coaching. Pilares e princípios do coaching. Código de ética do coaching. Coaching como ferramenta para a gestão contemporânea de pessoas. Importância da definição de missão e visão. Estabelecimento de metas e objetivos. Ferramentas para aplicação do coaching na empresa.

  • Processos Contemporâneos para Gestão de Pessoas

    Gestão de desempenho: modelos, ferramentas, aplicabilidade e implementação. Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema de gestão de desempenho. Gestão das competências comportamentais. Administração e incentivos dos resultados individuais e organizacionais. Planos de desenvolvimento individual.

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

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Objetivo

Proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências essenciais a prática da gestão estratégica de pessoas, visando agregar valor ao desempenho das atividades de gestão e à capacitação pessoal através de ferramentas dinâmicas e alinhadas com o atual contexto organizacional.

Público Alvo

Profissionais da área de Recursos Humanos, gestores e líderes organizacionais e profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a gestão de pessoas e o desenvolvimento organizacional.

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 18 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Letícia Maria Baggio Azambuja
(42) 99123-2424