O Curso
  • Avaliação por Desempenho e Comportamental

    Adriana Camargo

    Gestão do desempenho: modelos, ferramentas, aplicabilidade e implementação. Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema de gestão de desempenho. Etapas do planejamento e aplicação dos instrumentos. Administração dos resultados. Planos de ação na gestão do desempenho. Avaliação das competências comportamentais.

  • Comunicação e Marketing Pessoal

    Laércio da Silveira Lacerda

    Comunicação organizacional. Elementos da comunicação, barreiras e dificuldades na comunicação pessoal e organizacional. Ferramentas organizacionais para comunicação. Comunicação assertiva. Participação em reuniões e eventos corporativos. Elaboração de projetos e relatórios. Marketing pessoal: criação da marca própria. Postura e aparência. O falar em público. Network: desenvolvimento e manutenção.

  • Dinâmica das Relações Interpessoais

    Perci Klein

    Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback no relacionamento interpessoal. O impacto dos grupos nas relações humanas. Dinâmicas de grupos como ferramenta das relações interpessoais. Diversidade cultural no ambiente de trabalho. Convivência com a diversidade das gerações: BB, X, Y, Z.

  • Endomarketing em Gestão de Pessoas

    Elianne Paula

    Endomarketing e suas abordagens. Projetos de endomarketing. Ferramentas para desenvolvimento do endomarketing. Estratégias de comunicação interna para engajamento do pessoal. Planejamento de um programa de endomarketing. Fases do plano de endomarketing. Implantação de um programa de endomarketing.

  • Gestão da Cultura e Clima Organizacional

    Letícia Maria Baggio Azambuja

    Cultura organizacional: definição, elementos, características. Impacto na percepção e comportamento humano. Estratégias para criação, manutenção e mudança de cultura organizacional. Clima organizacional. Pesquisa de clima organizacional.

  • Gestão de Equipes e de Conflitos

    Fred Dias

    Definição de equipe. Características da equipe. Tipos de equipes. Benefícios e obstáculos do trabalho em equipe. Etapas da formação e do desenvolvimento das equipes. Gestão dos relacionamentos interpessoais. Os conflitos no trabalho em equipe. Origem dos conflitos organizacionais. Conflito positivo e conflito destrutivo. Técnicas para intermediação de conflitos.

  • Gestão do Conhecimento e Inovação em Recursos Humanos

    Letícia Maria Baggio Azambuja

  • Gestão Estratégica de Pessoas

    Andre Aloisio Toledo

    O papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Evolução dos Subsistemas de RH nas empresas. Gestão operacional e estratégica de pessoas. Identidade organizacional: missão; visão de futuro; valores e objetivos. RH e o planejamento estratégico. Análise estratégica: ambiente interno e ambiente externo; Pontos fracos x Pontos fortes; Ameaças x Oportunidades. Instrumentos do planejamento de recursos humanos; Formulação de políticas e diretrizes da Gestão de Pessoas. Elaboração de um modelo de planejamento estratégico em recursos humanos.

  • Gestão por Competências

    Maria de Lourdes Tyszka Martinez

    Modelo de gestão por competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. Avaliação e desenvolvimento de competências. A gestão de pessoas por competências.

  • Indicadores de Desempenho para Gestão de Pessoas

    Laertes Wille

  • Liderança Estratégica

    Laertes Wille

    Princípios básicos da liderança: conceituação, papéis, evolução da função liderança. Liderança estratégica. Competências da liderança estratégica. Teorias de liderança, estilos de liderança. Ferramentas para liderança estratégica.

  • Metodologia da Pesquisa

    Albino Szesz Junior

    Pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. O projeto de pesquisa. Normas ABNT.

  • Princípios Básicos do Coaching

    Gisele Meter

    Conceito e fundamentos de Coaching. Aplicações e benefícios do coaching. Diferença entre coaching, mentoring, terapia e consultoria. Modalidades de coaching. Pilares e princípios do coaching. Fases do processo de coaching. Psicologia positiva. Inteligência emocional. Apoio da programação neurolinguística. Código de ética do coaching.

  • Qualidade Pessoal e Qualidade de Vida

    Martha Warchovski

    Qualidade de vida nas organizações: contexto, objetivos e funções. Elementos da Qualidade de Vida no trabalho. Ambientes da QVT. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Indicadores e resultados da QVT. Motivação e comprometimento a partir das ações de QVT. Relação da qualidade pessoal e qualidade de vida no trabalho. Agentes e causas inibidoras da Qualidade pessoal e de vida. Controle de stress. Auto controle emocional.

  • Seleção de Pessoas Baseada em Competências

    Cristiane Zagui

    O processo de contratação - contextualização. Recrutamento de Pessoal: técnicas, elaboração de anúncios, custos do processo. Seleção de Pessoal: funções; etapas; técnicas. Seleção por competências - modelo. Técnicas para seleção por competências: entrevista comportamental, jogos comportamentais.

  • Sistemas de Remuneração Estratégica

    Eliane de Fatima Rauski

    Vantagem competitiva através das pessoas. Impacto dos sistemas de remuneração na percepção e retenção profissional. Remuneração x recompensas financeiras e não financeiras. Sistema de remuneração funcional. Modelos de remuneração estratégica: remuneração variável e por competências. Participação nos Lucros ou Resultados. Planos de benefícios Salariais. Pesquisa salarial. Estruturação de Política salarial.

  • Técnicas de Coaching para Gestão de Pessoas

    Letícia Maria Baggio Azambuja

    Coaching como ferramenta para a gestão contemporânea de pessoas. Identificação de crenças e valores. Importância da definição de missão e visão. Estabelecimento de metas e objetivos. Estabelecimento de foco. Criando motivação e gerando expectativas humanas. Ferramentas e formulários para aplicação do coaching com base na geração de Foco – Ação - Resultados.

  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

    Elaine Pfeiffer Schuster

    Educação profissional e a gestão do conhecimento nas organizações. Vantagem competitiva através do desenvolvimento humano. Treinamento e desenvolvimento no contexto da administração de recursos humanos. A estrutura e os objetivos do órgão de T&D. Etapas do processo de T&D. Fontes e os métodos de identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento. Elaboração do Plano anual de treinamento. Tipos de treinamento. Técnicas de treinamento.

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

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Objetivo

Proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências essenciais a prática da gestão estratégica de pessoas, visando agregar valor ao desempenho das atividades de gestão e à capacitação pessoal através de ferramentas dinâmicas e alinhadas com o atual contexto organizacional.

Público Alvo

Profissionais da área de Recursos Humanos, gestores e líderes organizacionais e profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a gestão de pessoas e o desenvolvimento organizacional.

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 18 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Letícia Maria Baggio Azambuja
(42) 99123-2424