O Curso
  • Análise Econômica e Financeira

    Osvaldo Malta Callegari

    Análise de Balanço. Análise de Demonstrações Financeiras. Balaço Patrimonial. DRE. Índices Econômico-Financeiros: Liquidez, Rentabilidade, Eficiência Operacional, Endividamento. Créditos. Função do Crédito. Concessão de Crédito. Risco Interno: Caráter, Fontes de Informação, Capacidade Gerencial, Capital. Risco Externo: Política de Governo, Mercado. Garantias. Estudo de Caso (Créditos). Investimento. Substituição de Equipamentos. Aplicações em Análise de Projetos Industriais. Análise sob Condições de Risco ou Incerteza. Processo de Tomada de Decisão. Payback

  • Análise Estratégica de RH

    Eliane de Fatima Rauski

    Desenvolvimento e integração dos recursos humanos na organização. Identificar as formas de integração do homem na organização, buscando seu desenvolvimento social. Relacionar produtividade com os conceitos modernos de recursos humanos estratégicos.

  • Direito Empresarial

    Marco Antônio de Almeida Prado Gazzetti

    Visão geral de mercado e sistema financeiro, estrutura organizacional e mercado de crédito e de capitais, valores mobiliários e bancos, analise de riscos e investimentos.

  • Estratégia Empresarial

    Ricardo Augusto Blauth

    Conceitos gerais de estratégia (definições, formação da estratégia, processo de planejamento estratégico), níveis estratégicos, AEPT – ferramentas da AEPT. Estratégia competitiva (analise ambiental, visão baseada em recursos), Estratégia corporativa (integração vertical, diversificação), Estratégia Cooperativa (alianças, redes). Estratégia funcional, Estratégia Internacional (motivos, processos).

  • Gestão Ambiental

    Dirceu Mendes de Britto

    Proporcionar uma visão global e local do ambiente através de estratégias planejadas e desenvolvidas para atender um programa interpretativo de análise do ambiente natural e construído. Subsidiar a análise do ambiente terrestre e costeiro, para o desenvolvimento auto-sustentável. Integrando programas que viabilizem identificar o monitoramento e proteção do meio ambiente através de instrumentos legais e ambientais.

  • Gestão da Qualidade

    João Ricardo Schechtel

    Histórico da qualidade. Principais pensadores. Conceito de Qualidade. Conceito de produtividade. Como melhorar a produtividade. Conceito de sobrevivência. Dimensões da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas da qualidade. Metodologia de Análise e Soluções de problemas.

  • Gestão de Custos

    Luiz Cezar Buss

    Empreendimentos. As funções das empresas. Contabilidade de custos. Componentes de custos. Formas de custeio. Aplicações. Formação do preço de venda. Cadeia produtiva e cadeia de valor. Orçamento empresarial.

  • Gestão de Marketing

    Laércio da Silveira Lacerda

    Conceitos gerais de Marketing. Mercado. Planejamento. Pesquisa. 4 P’s (Produto, Preço, Promoção e Distribuição). Conceitos gerais de Logística. Cadeia de abastecimento. Relacionamento entre os canais. Processo decisório. Fluxos logísticos.

  • Gestão por Processos

    Marcel Oda

    Fundamentos da Gestão por Processos: Gestão da Qualidade; Modelo de Excelência; Ciclo PDCL; Processo. Mapeamento de Processos: Levantamento de processos; Identificação; Processos críticos; Mapeamento; Ishikawa; Melhorias no processo. Indicadores de Desempenho: Conceitos; Exemplos; Lista de verificação; Benchmark. Padronização e Documentação: Padronização; Documentação; Implementação; Monitoramento.

  • Jogos Empresariais

    Luiz Cezar Buss

    Conceito sobre as origens do jogo. O jogo e sua importância na educação. Simulação - Jogo simulado. Jogos empresariais. Características fundamentais de um jogo de empresa. Tipos de jogos. Ciclo da aprendizagem vivencial. A espontaneidade – o lúdico e seu papel na aprendizagem. Como estruturar um jogo. Jogos de Empresas – praticando. Mudando a cara de um jogo. Métodos e técnicas de ensino. Relatos de experiências e Jogos que deram resultados.

  • Logística Empresarial

    Luiz Francisco Mottim Rodrigues

    Importância da Logística no Gerenciamento Empresarial contemporâneo. Os valores agregados a Logística e os custos que ocasionam. As características do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimentos (Supply Chain Management). Níveis de canais de distribuição. Mercado e barreiras. Distribuição física. Roteirização. A contribuição da Logística no incremento da competitividade empresarial. A composição dos fluxos logísticos e a sua importância para o desempenho da organização. Estabelecer os parâmetros para a determinação do Nível de Serviço ao Cliente.

  • Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projetos

    Sergio Henrique Barszcz

    Pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. O projeto de pesquisa. Trabalho monográfico. Normas ABNT. Estilo. Orientação para digitação. Elaboração de um projeto de pesquisa.

  • Pesquisa de Marketing

    Cristiano Tossulino Machado

    Destacar a importância da pesquisa de mercado e dos sistemas de informações através dos seus conceitos fundamentais. Estudar a natureza e os objetivos da pesquisa de mercado de em todas as etapas do processo: reconhecimento e formulação do problema; definição dos objetivos; elaboração do projeto de execução da pesquisa; determinação da metodologia; método e forma de coleta de dados; processo de amostragem e tamanho da amostra; planejamento e execução da coleta de dados; tabulação e análise dos dados; elaboração do relatório e comunicação dos resultados.

  • Remuneração Estratégica

    Eliane de Fatima Rauski

    Vantagem competitiva através das pessoas. Remuneração funcional. Remuneração estratégica. Remuneração variável.

  • Seleção por Competência e Avaliação de Desempenho

    Letícia Maria Baggio Azambuja

    Prover capacitação básica teórico-prática em nível de pós-graduação sensibilizando os participantes para a compreensão dos conhecimentos referentes ao Processo de Seleção de Pessoas por Competências. Propósitos da avaliação de desempenho; Complexidade da Avaliação de Desempenho; Evolução da Avaliação de Desempenho; Métodos de avaliação de desempenho; Classificação dos métodos; Uso da avaliação de desempenho; Desenvolvimento e análise crítica de aplicações.

  • Business Plan (Enfase em Gestão de Negócios)

    Emerson Luis Alberti

    Visão geral de um Plano de Negócio (Business Plan), Possíveis Públicos para o Plano de Negócio, Business Plan e as Fontes de Recursos, Business Plan para Serviços e Produtos, Ciclo de Vida de Produtos, Modelos Básicos de Crescimento – Produto versus Mercado (análise do segmento da economia), Modelagem Básica de um Plano de Negócios (Resumo Executivo, Visão e Missão da Empresa, Descrição Geral da Empresa, Análise Estratégica, Plano de Marketing e Plano Financeiro), Business Plan para Project Finance, Riscos de um Empreendimento, Demonstração de Riscos no Plano de Negócios, Estudos de Casos.

  • Mercado de Capitais e Análise de Investimento (Enfase em Gestão de Negócios)

    Marco Antônio de Almeida Prado Gazzetti

    Histórico e papel do mercado financeiro. Conceitos econômicos e política de governo. Estrutura de capitais. Sistema monetário nacional e característica do mercado financeiro. Mercado de ações, tipos, valor, ações no mercado internacional, títulos emitidos pelas companhias. Bolsa de valores, sistema, negociação à vista, a termo, futuro e opções. Análise de investimento. Aplicações e modalidades de fundos. Elaboração de uma carteira de investimentos.

  • Logística de Suprimentos e Distribuição (Enfase em Logística)

    Cesar Alberto Sinnecker

    Introdução. O Sistema de Compras e Suprimentos. Estruturação do órgão de compras e suprimentos. Classificação de Materiais. Planejamento e Controle de Estoques. Administração de Compras, Indicadores de desempenho da gestão de estoques e de compras. Canais de Distribuição, Atacado, Varejo, Distribuidor, Marketing Direto. Sistemas de Distribuição. Preparação de Pedido. Transporte. Distribuição Global. Monitoramento. Avaliação.

  • Supply Chain e Cadeias Colaborativas (Ênfase em Logística)

    Gilmar Amilton Macohin

    A evolução do pensamento logístico, Conceito do Supply Chain Management, estrutura dos canais de distribuição, oportunidade oferecidas pelo SCM. Implementando o conceito SCM: barreiras e alternativas de solução, tecnologia da informação aplicada por SCM-EDI- WMS-Internet-WEB. Reengenharia de Logística – SC, a importância do tempo, oportunizar tempo – ciclo. Mensuração da performance. Desenvolvimento de alianças. Vulnerabilidade.

  • Marketing de Serviços (Ênfase em Marketing)

    Laércio da Silveira Lacerda

    Introdução ao marketing de serviços. Principais características dos serviços e suas implicações para o marketing. O Comportamento do consumidor de serviços: a decisão de compra e o papel das expectativas do consumidor; envolvimento do consumidor e satisfação do consumidor. Gerência de serviços: análise das operações de serviços e ferramentas para os profissionais de serviços. Qualidade dos serviços: fatores determinantes da qualidade do serviço; modelos de qualidade de serviços; escalas SERVQUAL para mensuração da qualidade dos serviços; produtividade em serviços; estratégias de Marketing para serviços; vantagem competitiva e administração do relacionamento pós-venda.

  • Marketing de Varejo (Ênfase em Marketing)

    Eliane Doin Vieira

    O varejo no Brasil e no Mundo. O papel do varejo na distribuição. Principais Tipos de Varejistas: Varejo com Loja e Varejo sem loja. Tendências do varejo no Brasil e no Mundo. Varejo eletrônico. Decisões estratégicas no Marketing de Varejo. Estratégias de Segmentação para o varejo. Estratégias de posicionamento de mercado. Decisões de produto. Administração do composto de produto. Decisões de preço. Estratégias e práticas de precificação adotadas no varejo. Decisões de Distribuição. Localização Comercial: Shopping Center e Lojas de rua. Decisões de Promoção. Estratégias e ferramentas promocionais. Merchandising no ponto de venda. Layout, Imagem e atmosfera de loja. Sistemas de Informação de varejo. Tecnologia da Informação aplicada ao varejo. Sistemas de informação. Integração virtual. Cadeia virtual. Intranet e Internet. Indicadores. A importância e o papel dos indicadores de desempenho. Aspectos Legais. O Código de Defesa do Consumidor – CDC. Questões legais e éticas do varejo. Direito aplicado ao varejo. Aspectos fiscais.

  • Captação de Recursos (ênfase em Empreendedorismo e Inovação) - Exclusivo para turma 2018

    Leonardo Pansardi Grisotto

    Alavancagem Operacional com Fornecedores e Clientes. Venda de Ativos. Antecipação de Vendas. 3Fs - Amigos e Familiares. Bootstrapping. Bancos. Cooperativas de Crédito. Factorings. FIDCs. FIPs. BNDES. FINEP. PROJER. FINAME. Crowdfunding. Home Equity. Venture Capital. Private Equity. Novos sócios. Anjos. Bolsa de Valores. Formas Alternativas.

  • Design Aplicado à Inovação (ênfase em Empreendedorismo e Inovação) - Exclusivo para turma 2018

    Iuri Alencar

    Introdução ao Design. Metodologias de Design. Princípios da Pesquisa Baseada em Design. Princípios para uma Grande Experiência do Consumidor. Tendências. Think Like a Startup Game. Ferramentas de Prototipação. Projeto da Disciplina.

  • Design Thinking (ênfase em Empreendedorismo e Inovação) - Exclusivo para turma 2018

    Rodrigo de Barros

    Confiança Criativa. Estímulo ao pensamento criativo. Personalidade Criativa. Ferramentas e exercícios para Criatividade. Técnicas de Ideação. A essência da Inovação. Modelos de Negócios. Value Proposition Design.

  • Marketing Empreendedor (ênfase em Empreendedorismo e Inovação) - Exclusivo para turma 2018

    Cristiano Tossulino Machado

    De uma vez por todas o que é marketing? Como empreendedores fazem marketing? Porque a teoria “tradicional” de marketing não funciona para empreendedores em início de um projeto? Marketing Boca a Boca para empreendedores. Effectuation. Como Empreendedores “Experts” agem?

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

Faça sua matrícula

Objetivo

Especializar o aluno para a tomada de decisões como apoio à Gestão Empresarial na área de sua atuação. Este curso tem três áreas de aprofundamento: Ênfase em Negócios, Ênfase em Logística e Ênfase em Marketing.

Público Alvo

Administradores, Economistas, Contabilistas, Empresários, Bancários e Estudantes Graduados que desejam aperfeiçoamento.

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 18 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Luiz Cezar Buss
(42) 98404-3333